Gostou de nosso post? Compartilhe.

O Parque Barigui é um dos melhores lugares para entender um pouco da cidade de Curitiba, dinâmica e  da construção de sua cultura. Este foi o local que me fez repensar muita coisa e querer mudar-me do Rio de Janeiro para a capital paranaense.

Antes de falar sobre este assunto, vamos contar um pouco da história do parque, sua estrutura e dicas para os que querem frequentar este parque bem cuidado, espaçoso e com tanto verde acaba por te fazer perder a noção do tempo quando se está nele.

Desde já uma curiosidade: este parque é um dos mais antigos e maiores de Curitiba.

amazon fba

Ele tem este nome por conta de passar por ele o Rio Barigui, onde em sua reestruturação foi formado uma represa onde há a formação de um lago enorme onde as famílias se reúnem para piqueniques no fim da tarde.

E claro as capivaras também, mas sobre elas falarei mais à frente..

Um pouco da História do Parque Barigui e região

Este lindo parque foi criado no ano de 1972 com projeto do arquiteto Lubomir Ficinski onde na oportunidade a cidade tinha como prefeito Jaime Lerner, tendo como uma de suas funções a de conter as inundações devido às enchentes. Outra intenção foi a da preservação da mata do Rio Barigui e toda a sua flora nativa.

parque barigui

Parque Barigui nos anos 80.


A região onde fica localizado o parque era uma sesmaria e pertencia a Baltasar Carrasco dos Reis. Segundo os historiadores, fica no que era chamado povoado Nossa Senha da Luz dos Pinhais. Esta sesmaria, anos depois pertenceu a Mateus Leme e família.

Segundo fontes que pesquisei o nome ‘Barigui’ é em alusão ao rio que corta a região do parque e seu significado é ‘rio do fruto espinhoso’ no língua indígena. E este nome viria do pinheiro, que tem frutos – a pinha – assim descritos. Outra possível tradução seria ‘água de mosca’ por conta da junção na língua tupi.

Mapa do Parque Barigui

Segue um Mapa do parque para uma visão de tudo que este local oferece.

parque barigui mapa
1– Salão de Atos / restaurante
2– Pavilhão de exposições
3– Parque de diversões
4– Heliponto
5– Sanitários
6– Portal
7– Lanchonete
8– Churrasqueiras
9– Trilha com obstáculos
10– Pista de patinação
11– Portal de Santa Felicidade
12– Museu do Automóvel
13– Academia de ginástica / lanchonete
14– Canchas esportivas
15– Pista de caminhada / ciclovia
16– Pista de bicicross
17– Secretaria Municipal do Meio Ambiente
18– Sede dos escoteiros
19– Rio Barigui
20– Sede de manutenção
21– Equipamentos de ginástica
22– Estacionamento
23– Trilhas
24– Ponte
25– Bistrô

Estrutura do Parque Barigui

Minha primeira visita foi em 2013 e, de lá pra cá, não tenho muito do que reclamar quando de nossas visitas ao local. Problemas sempre há afinal um parque de grande tamanho e imensa circulação de pessoas, como crer que só seriam maravilhas?

Eu sempre aconselho tirar um bom tempo para andar pelo parque e descobrir os recantos do local, afinal ele tem uma área imensa.

Seguem agora algumas dicas para você que não quer conhecer um dos melhores parques da cidade de Curitiba.

Esporte

Listarei agora diversas opções para aqueles que querem usar a área do parque Barigui para a prática de esporte ao ar livre e outras categorias.

Equipamentos ao ar livre para ginástica e alongamento.

A academia ao ar livre foi inaugurada no parque em janeiro de 2009 com equipamentos de exercícios tanto para musculação quanto para alongamento, todos indicados para idosos. E claro, é na verdade indicado aos adultos de todas as idades.

Canchas poliesportivas

No Rio de Janeiro, chamamos de quadras e aqui em Curitiba chamam de canchas.

No local tem diversas, onde se pode jogar desde futebol e vôlei com os amigos e famílias.

Academia de ginástica

Há no parque uma academia municipal chamada Academia Municipal Professora Judith Passos onde há diversas atividades físicas, muitas delas gratuitas. É preciso se inscrever para freqüentá-lo e não pode ter mais do que 3 faltas injustificadas por mês. Se tiver, perde o direito de usá-la. Ela funciona das 7h às 20h. Contam com muito bons aparelhos e professores que dão apoio aos alunos. Vale a visita!

Pistas de aeromodelismo e patinação.

Eu que nunca havia visto uma, quando vi fiquei maravilhado: no parque há um pista para a prática de aeromodelismo que havia sido revitalizada à pouco tempo.

Ela é asfaltada e os amantes do aeromodelismo em Curitiba usa o espaço com muito movimento e diversão
Há também uma pista de patina, onde há bancos de apoio pra que os patinadores possam calçar os patins e descansar. Excelente para os que amam patinação, como minha esposa

Pista exclusiva para bicicletas e patins, em volta do lago.

Outra ótima opção para os que querem aproveitar o parque, é a pista exclusiva para bicicletas e patins ao redor do lago. Até pouco tempo, havia um quiosque de aluguel de bicicletas que, por preços em conta, davam oportunidade aos visitantes a andarem pelo parque com tranqüilidade e mobilidade para aproveitarem toda a extensão do lago.

Trilhas para caminhadas por dentro dos bosques do parque.

Eventos

Museu do Automóvel de Curitiba

Eu sempre gostei de carros, principalmente carros antigos. Aqui em Curitiba, em minha humilde opinião, é a ‘meca’ dos carros antigos. É cada relíquia que se tem a oportunidade de se ver pelas ruas!

Isto mostra toda a paixão do curitibano pelos carros e a manutenção de veículos históricos em pleno funcionamento. Eu chamo de ‘cultura automobilistica’ em que qualquer conversa acaba chegando aos carros e suas minúcias.

O Museu fica em frente a uma das entradas do parque, na Avenida Candido Hartmann.

O museu foi fundado em 1976, tendo como acervo a coleção do Clube dos Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná (CAAMP). A coleção é de impressionar qualquer pessoa que goste de automóveis! Funciona de Terça a Domingo, além de Feriados.

No site do museu, peguei informações de algumas máquinas presentes ali:
– FORD T Sport Runabout 1926

– FIAT 520 – 1928
– HUPMOBILE Sport Roadster 1930
– CORD 1937 – 812 Superchager Phaeton e Custom Beverly
– LINCOLN – Zephyr 1937
– CHEVROLET Style Line Station 1950
– CADILLAC Presidencial 1952

Vale e muito a visita!


Expo Renault Barigui (Pavilhão de exposições)

Este pavilhão de exposições é um local agradável e bonito. Fica dentro do parque, perto do lago com estacionamento grande. O pavilhão é coberto e nele funcionam feiras anuais famosas e muito freqüentadas pela população.

Há feiras de malhas, de inverno, convenções e diversos eventos que são bastante procurados. O espaço conta com bilheteria, banheiros e toda a estrutura que um prédio como este deve ter. Recomendo a feira de Inverno e de Malhas, pois há sempre possibildiade de conseguir excelentes produtos com bons descontos.

Diversão e Alimentação

Antes de falarmos sobre os estabelecimentos dentro do parque, é preciso lembrar que próximo do parque há o Park Shopping Barigui que tem mais de 300 lojas e muito verde ao redor do mesmo. É um dos meus shoppings prediletos na cidade.

Nele tem amplo estacionamento, cinema e tudo que a família pode querer depois de um passeio no parque!

Dito isto, vamos aos estabelecimentos do parque barigui

Bares e restaurantes

Como em qualquer parque, tem-se possibilidade para todos os bolsos. Há desde o pipoqueiro ao vendedor de doces, do algodão doce ao cachorro quente(com duas vinas e prensado, por favor!).

E há também restaurantes e bares no local.

Não me aterei ao atendimento ou cardápio, mas a dois locais específicos. Com o tempo, estarei sempre atualizando as informações dos artigos.

Você leitor, pode nos ajudar enviando mensagem a partir do formulário de contato de nosso site

Há o Bar do Lago que fica… a beira do lago! Amamos o local, pois tem um visual lindo, num dia de por do sol e céu limpo! 

Outro local bem legal é o restaurante Maggiore. Este é um restaurante e espaço de eventos bem recomendado pelos amigos curitibanos. Todos os sábados, tem uma excelente feijoada.

A vista do lago do parque e a decoração, são um charme à parte. Vale a visita!

Tem Jacaré no Parque Barigui?

Desde que cheguei, uma das primeiras coisas que me foram ditas sobre o parque barigui foi da existência de jacarés no lago…

E eles realmente existiam por lá! Há diversas reportagens contando sobre pessoas avistares os animais. Há inclusive relatos sobre o ataque de um deles num poodle em 2007.

A partir de 2012, houve uma iniciativa da prefeitura de capturar estes animais, resultando no numero de pelo menos 2 jacarés capturados.

Desde 2015, não há mais relatos ou registros de jacarés no lago, mas… na dúvida não se aproxime muito!

Como chegar no Parque Barigui

Se você estiver visitando a cidade pode pegar a linha Turismo, dos famosos ônibus de dois andares na cor verde, que nele há parada no parque Barigui.

Há outras linhas de ônibus da URBS, que tem suas paradas no entorno do parque.

Além disto, há grande oferta de Uber na região. Se quiser saber sobre descontos em sua viagem, clique aqui.

Endereço do Parque Barigui

O endereço do parque é: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho, Curitiba

Como disse, é bem simples de se chegar. Difícil é sair rápido, por conta disto, vá com tempo para aproveitar!

 

 

 


Gostou de nosso post? Compartilhe.